Livros do Projeto

O Instituto Kinder do Brasil e o Projeto Tênis por um Futuro Melhor
apresentam três livros sensacionais:

Livro 1: Iniciação ao Tênis para crianças
                                                      
Atividades motoras desenvolvem habilidades básicas para o aprendizado do tênis


Autores: Milton Brustolin - Carlos Alberto Kirmayr

Ilustrações: André Silva
Diagramação: Daniel Fernandes
* 3 a 8 anos

A criança, sendo orientada com o auxílio da leitura e a visualização dos exercícios propostos sobre o domínio da bola, terá mais chances de obter êxito no aprendizado do tênis.

Apesar de as ilustrações mostrarem exclusivamente crianças realizando as atividades, também adolescentes e adultos poderão participar e usufruir  destes exercícios, pois esta é uma das principais intenções deste trabalho: que o adulto "brinque" de jogar tênis com as crianças, como se fosse uma delas.

A parte técnica não é uma prioridade do livro, a ênfase está voltada para o trabalho de cooperação, principalmente, para o desenvolvimento da coordenação motora e o controle de bol, usando materiais e movimentos específicos do tênis de fácil aprendizagem.

A intenção é que o livro possa contribuir para o desenvolvimento da prática do tênis, pois a educação deve promover o crescimento global da criança e a liberdade de expressão é um ótimo caminho para a divulgação destas vivências.

Os exercícios mostrados são o início de um processo no desenvolvimento da aprendizagem do tênis infantil, é preciso mais do que isto para obter sucesso no ensino deste esporte, mas por enquanto, esta é auma contribuição para os pais, professores, avôs, tios e interessados.

Mãos a obra, divirtam-se e joguem tênis!

Livro 2: Tênis em Quadrinhos - Parte I

Aprendendo as regras básicas do tênis, numa leitura infantil em formato cartoon


Autor: Milton Brustolin

Ilustrações: Hendric Sueitt

Este trabalho tem por objetivo ensinar de forma simples e direta as regras básicas do tênis, para que as pessoas que não entendem o jogo possam adquirir um conhecimento maior sobre este esporte.

A finalidade é que a partir desse entendimento básico, mais pessoas se interessar pela prática do tênis. A técnica não é a prioridade do livro, e sim que seja um pequeno passo para que muitas pessoas (crianças, adolescentes, adultos, etc) que gostariam de entender o jogo de tênis, possam atingir seus objetivos através da sua leitura.

A parte I da saga de 4 episódios vem para esclarecer muitas das dúvidas do jogo de tênis.

Livro 3: Mini-Tênis na Escola

Guia para a implantação do projeto em escolas - Aprendizado do controle da bola e regras


Este livro explica de maneira simples o que é o Mini-Tênis, onde é praticado, quais são as regras e objetivos. Impresso em papel 100% reciclado, conta com ilustrações que ajudam na compreensão dos textos.

O Mini-Tênis é o Tênis em proporções menores: quadras menores, raquetes menores, rede mais baixa, bolas mais leves, regras mais simples. A base do aprendizado está no controle da bola e nos jogos.

O Mini-Tênis para existir bastam três componentes:
- Um local seguro e plano (mini-quadra)
- Material (raquete e bolas)
- Alguma regra.


Os objetivos do Mini-Tênis são:

- Colaborar coma a educação em geral
- Incentivar a prática de esportes
- Enriquecer as aulas de educação física
- Desenvolver habilidades
- Descobrir talentos
O Mini-Tênis é simples, fácil e gostoso de jogar.