Confraternização entre crianças de Paraty e Mangaratiba

Uma delegação de Paraty viajou para encontrar e jogar tênis com crianças de Mangaratiba. Foi um dia cheio de surpresas e experiências muito importantes para a formação dos futuros tenistas e homens do bem do Brasil. Confira a crônica e a galeria de fotos.


O dia começou muito cedo: 6 e meia da manhã tínhamos que estar todos na quadra municipal de tênis, no trevo de acesso à cidade. Um dos colaboradores mais ativos do projeto, Sebastian do Paraty Tours, cedeu uma van executiva para levar a delegação até o seu destino. O transfer iria aproveitar a viagem pegando turistas argentinos em Copacabana e levando-os até Angra dos Reis, enquanto o evento do Tênis por um Futuro Melhor acontecía em Mangaratiba. 15 para as 7 chegou o transporte, pilotado pelo motorista profissional Fernando -muito atento, impecável-, que teve a gentileza de esperar mais 20 minutos até o grupo se completar. No total, 10 pessoas, entre crianças, jovens e adultos -teve uma sacrificada mãe, Olga, acompanhando seu filho-, subiram na van e a aventura começou.

CLICK GALERIA DE IMAGENS AQUI

O percurso por uma das estradas panorâmicas mais bonitas do mundo foi tranquilo e a luz do amanhecer ajudou a compor paisagens deslumbrantes. Foram passando Graúna, Taquari, Mambucaba, Frade, Bracuí, Angra dos Reis, Jacareí e tantas outras maravilhosas comunidades da costa sul fluminense. 2 horas e 10 minutos depois da partida, chegamos ao Portobello Hotel e Resort, na praia de São Brás: esperava-nos Milton Brustolin, professor de tênis e alma mater dos projetos Mini-Tênis na Escola e Tênis por um Futuro Melhor na região da Costa Verde, junto a Tomaz Monteiro, Diretor dos Projetos Sociais do Instituto Kinder do Brasil, uma ONG muito ativa com inúmeros projetos en andamento visando oferecer melhores oportunidades às crianças brasileiras. Tomaz, jogador apaixonado de tênis, foi um dos responsáveis pela inclusão desse esporte nos projetos do Instituto.


As crianças e jovens locais foram apresentados ao nosso grupo. Os jogos de tênis começaram rápido, as 6 belas quadras de saibro -uma inestimável colaboração permanente do Portobello Resort ao Projeto-, ficaram ocupadas na hora.
Enquanto Milton e Edson, outro professor -e monitor do projeto em Paraty-, ofereciam clínicas para os mais novos, o resto dos jogadores se revezavam e trocavam bolas nas diferentes quadras. Incansáveis, os meninos jogaram até o meio-dia, quando foram chamados para o almoço (self-service completo, suco e frutas). A sobremesa foi aproveitada para fazer uma caminhada até uma das praias do lugar, onde todo mundo deu uma refrescada nas águas da baia.
Já na volta, mais tênis no mesmo esquema da manhã, com clínicas e partidas amistosas. Às 17 hs. chegou a van e o momento da despedida, muito emotiva e com promessas de fazer um novo encontro, da próxima vez, em Paraty. Milton entregou um dinheiro para o Edson comprar uns lanches para a garotada no caminho. A volta foi feita sem maiores novidades e com todo mundo muito cansado e feliz pela experiência.

Para março está previsto o lançamento de um novo projeto (ainda sem nome) do Instituto Kinder e o ENSEG, uma empresa com Responsabilidade Social que patrocina o Tênis por um Futuro Melhor. Será um rodízio de Tênis, Futebol e Inglês, com uma duração de 1 hora para cada atividade.

Veja também:

http://www.institutokinder.org.br/index2.html
http://www.enseg.com.br
http://www.hotelportobello.com.br
www.minitenisnaescola.blogspot.com
www.youtube.com/watch?v=AJ7bBiDsL8I
http://www.paratyonline.com/noticias_ler.asp?cod=344

Nenhum comentário: